TechTur: desenvolvimento de soluções para turismo

9 de agosto de 2018 Notícias 0

Um espaço dedicado à criação e desenvolvimento de soluções e negócios inovadores voltados para o segmento de turismo e suas atividades relacionadas. Esta é a proposta do HackaTur, que será realizado pelo Sebrae Paraíba nos dias 16 e 17 de agosto. A ação faz parte do TechTur: Soluções para Destinos Turísticos Inteligentes, e acontecerá no Sebraelab, localizado na agência regional do Sebrae, em Campina Grande.

O HackaTur consiste em uma maratona de desenvolvimento onde os participantes terão o desafio de criar soluções para o mercado de turismo em apenas dois dias. A programação compreenderá ainda palestras, brainstorming, mentorias e avaliações para a seleção das melhores soluções tecnológicas desenvolvidas. Podem participar profissionais de qualquer área de atuação, estudantes e interessados no tema em geral. As inscrições podem ser feitas no site (http://techtur.sebraepb.com.br).

A maratona será dividida em três etapas. A primeira é a apresentação do problema escolhido pelo ecossistema de turismo de Campina Grande; a partir daí, as equipes irão desenvolver suas soluções. A segunda etapa consiste na validação, neste momento o objetivo é desenvolver protótipos funcionais de soluções para os negócios dos Destinos Turísticos Inteligentes. Na terceira e última etapa, acontece uma maratona de pitchs, quando serão apresentadas as soluções propostas ao time de jurados, dentro do TechTur 2018.

Ao final da maratona, os três melhores colocados nos aspectos utilidade; experiência do usuário; alcance da solução, criatividade, inovação e originalidade; e vendas, receberão prêmios de R$ 7, 5 e 3 mil reais. A colaboradora do Sebrae Paraíba e responsável pelo HackaTur, Ingridt Miranda, explicou que poderão ser desenvolvidas soluções de vários tipos, como sites, aplicativo mobile, metabuscador, dentre outros, que tenham real potencial para inovar no turismo.

De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba e coordenadora do TechTur 2018, Rosa Maria Correia, a nova realidade do mercado de turismo é marcada pela mudança nos hábitos de comportamento e consumo dos turistas, provocados principalmente pelo acesso a novas tecnologias. “Devido às mudanças provocadas pela tecnologia no cotidiano das cidades e dos empreendimentos, estamos diante de um novo modelo de relacionamento e desenvolvimento de negócios. Nós queremos que o TechTur seja um impulsionador desta inovação, colocando em contato os profissionais do setor de turismo com profissionais de tecnologia”, destaca.

A gestora disse que a ideia de realizar o evento em Campina Grande se deve à localização estratégica da cidade. “Campina Grande está estrategicamente localizada na rota que liga a capital João Pessoa ao sertão do estado da Paraíba, aponta como um espaço promissor ao desenvolvimento inteligente desse seguimento por contar com eventos de grande porte consolidados, inúmeros eventos de médio e pequeno porte, além de instituições com reconhecimento internacional. O objetivo do Sebrae é estimular o surgimento de ideias inovadoras, que possam ajudar a dinamizar ainda mais o segmento”, enfatiza.

TechTur: Soluções para destinos turísticos inteligentes

O TechTur, que vai acontecer entre os dias 16 e 18 de agosto, no Garden Hotel, em Campina Grande, traz como tema “Soluções para Destinos Turísticos Inteligentes” e quer discutir como o mercado de games, softwares, aplicativos e outras soluções hightech aproximam o consumidor de benefícios como comodidade, agilidade e segurança nas transações, além de oferecer experiências cada vez mais personalizadas, elevando o nível de satisfação ao mesmo tempo em que reduz despesas.

Para tanto, o evento vai reunir, em um só lugar, segmentos como rede hoteleira, hospedagem alternativa e domiciliar, alimentação fora do lar, empresas de eventos, agências de viagem online e receptivos para um mix de capacitações, seminários, encontro de negócios, network empresarial, além de city tours e missões técnicas. Maiores informações e inscrições para o evento podem ser feitas pelo site (http://techtur.sebraepb.com.br).