Notícias | 13 de dezembro de 2019

Pesquisa feita pela UFCG avalia comércio de CG

Segundo revela uma pesquisa de opinião, realizada pela empresa júnior Maxecon, do curso de Economia da Universidade Federal de Campina Grande, 74% dos consumidores avalia entre Ótimo e Bom o comércio varejista de Campina Grande e pretendem gastar nas compras de final de ano, em 2019, em média R$ 699,00. Segue uma síntese das informações apuradas sobre hábitos de compra, avaliação da experiência de compra e grau de recomendação do comércio varejista de Campina Grande, melhorias sugeridas e decisão de compra para as festividades natalinas de 2019. Hábitos de compras Em entrevistas presenciais nas ruas do centro comercial de Campina Grande, transeuntes, de forma sistemática, foram instados a responder sobre seus hábitos de compras no comércio varejista. Quanto à frequência em que vêm realizar compras no comércio do centro durante o mês, a grande maioria (79,6%) informou que vem até 4 vezes por mês. Em relação aos canais de compra mais utilizados: lojas do centro (56,79%), internet (29,01%) e shopping center (14,20%). Indagados se já realizaram compras por smartphone, as respostas se distribuíram em sim (48,9%), não (48,2%) e não tenho smartphone (2,8%). As principais modalidades de pagamento que mais utilizam são: à vista, em dinheiro (42,69%), cartão de crédito (40,93%) e cartão de débito (14,62%). E quando compram a crédito, 82,52% dividem seu pagamento em até 5 parcelas. Em quais meios este consumidor se informa sobre preços e promoções das lojas, as respostas se distribuíram assim: redes sociais (40,98%), visitando as lojas (27,87%), folheto impresso (14,75%), rádio e/ou TV (9,29%) e amigos ou parentes (7,10%). Avaliação da experiência de compra Inquiridos se encontram tudo que necessitam no comércio do centro de Campina Grande, responderam sempre 48,6%, às vezes 45,8% e nunca apenas 5,6%. Sobre a experiência de compra nas lojas do centro opinaram: ótima (14%), boa (60,3%), regular (23,5%), ruim (0,7%) e péssima (1,5%). Contrastando, a experiência declarada com o comércio online foi classificada como ótima (26,9%), boa (59,1%), regular (10,8%), ruim (1,1%) e péssima (2,1%). A avaliação ótima e boa (86%) do comércio online supera a avaliação ótima e boa (74,3%) do comércio nas lojas físicas em 11,7 pontos percentuais. Associada à experiência de compra do consumidor emerge a ideia de fidelidade, quanto mais positiva a experiência mais provável o fortalecimento da fidelidade. A métrica do Net Promoter Score (NPS), metodologia criada por Fred Reichheld, nos EUA, tem a finalidade de medir o grau de satisfação e fidelidade dos consumidores de qualquer tipo de empresa, com a aplicação de uma única pergunta “O quanto você recomenda a nossa empresa para seus amigos e familiares?”, considerando uma escala de 0 a 10. De acordo com esta metodologia, os consumidores são classificados em função do intervalo das notas emitidas: detratores (notas de 0 a 6), neutros (notas entre 7 e 8) e promotores ( notas 9 a 10). O cálculo do NPS efetua-se pela diferença entre o percentual de promotores e o percentual de detratores. Obtido o NPS, este indicará onde se encontra a empresa em determinada zona de classificação: zona de excelência (NPS entre 75 e 100), zona de qualidade (NPS entre 50 e 74), zona de aperfeiçoamento (NPS entre 0 e 49) e zona crítica (NPS entre -100 e -1). Nesta pesquisa de opinião, os consumidores foram indagados com a questão “De 0 a 10 você recomendaria o comércio varejista de Campina Grande para um amigo ou parente?”. Obteve-se a seguinte distribuição: promotores 22,69%, neutros 59,67% e detratores 17,73%. O NPS alcançou o valor de 5, classificando o comércio varejista de Campina Grande na zona de aperfeiçoamento. Em seguida, foi solicitado “Quais melhorias você sugere para o comércio varejista de Campina Grande”. Em virtude dessa questão receber respostas em frases curtas na forma de texto, a sua apuração de frequência exigiu a aplicação de técnicas de análise de texto (text mining). E um dos resultados dessa técnica é um gráfico chamado nuvem de palavras (world cloud), onde as palavras mais frequentes aparecem em tamanho maior e de cor diferente. No gráfico abaixo, aparecem em destaque as palavras preço e variedade como as mais frequentes nas frases de melhorias sugeridas para o comércio varejista de Campina Grande.

Decisão de compra Conforme os respondentes, no ato de compra os principais fatores determinantes são atendimento e preço (68,30%) e qualidade (24,74%). Nas compras de final de ano, em 2019, pretendem gastar em média R$ 699,00 e a mediana da distribuição de valores respondidos foi igual a R$ 500,00, ou seja, 50% dos respondentes desejam gastar até R$ 500,00. O grupo de produtos onde esses gastos serão distribuídos: vestuário (53,05%), cosméticos (15,24%), eletrônicos (15,85%) e brinquedos (15,85%). Perfil demográfico dos respondentes A maioria dos respondentes (76,76%) declarou ser residente de Campina Grande; 44,37% do sexo masculino e 55,63% do sexo feminino; em relação à faixa etária, 80% tinha até 44 anos de idade; cerca de 37% eram casados ou em união estável e 63% entre solteiros, viúvos e divorciados; 77,5% tinham grau de escolaridade entre o segundo grau completo e superior completo e 76% declararam receber em média por mês até 2 salários mínimos. Sobre a pesquisa Esta pesquisa faz parte de um exercício prático do conjunto de treinamentos ministrados aos alunos de Economia da UFCG participantes da empresa júnior Maxecon (UFCG), sob a tutoria do Professor Economista Carlos Antonio Soares de Andrade. Foi mostrado aos alunos o processo de planejamento, construção do questionário e execução das entrevistas na metodologia survey de coleta de dados de pesquisa de opinião. A pesquisa foi realizada através de entrevistas presenciais, entre os dias 7, 8 e 9 de novembro de 2019, seguindo o roteiro de um questionário com questões estruturadas, abordando pessoas de forma sistemática nas ruas centrais de Campina Grande e estratificadas por quotas de gênero e faixa etária. A amostra obtida de 142 respondentes é representativa do universo, baseado na última edição do cadastro da população apta ao voto, publicada pelo TSE. Considerando o intervalo de confiança de 95%, esta amostra apresenta uma margem de erro de cerca de 8,4%. Em pesquisas exploratórias é permitido até 10%. Os resultados apresentados servirão de subsídio na geração de hipóteses em pesquisa mais ampla do universo de consumidores do município de Campina Grande.

Por: professor Antonio Carlos