Mudanças nas regras do transporte aéreo

24 de fevereiro de 2017 Opinião do Empresário 0

Neste mês de março teremos mudanças nas regras de transporte aéreo promovidas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), entre elas haverá mudanças no reembolso de bilhetes e uma das mudanças mais polêmicas trata-se da franquia de bagagem que a partir de 21 de março de 2017 será cobrada a chamada “bagagem despachada”. Haverá um aumento no peso de bagagem de mão de 5 kG para 10 Kg. Porém, as companhias aéreas ficarão livres para inserir franquias de bagagem dependendo do perfil da tarifa adquirida, por exemplo: de um modo geral elas se dividem em TARIFA PROMO, TARIFA FLEX e TARIFA TOP.

A PROMO não deverá oferecer nenhuma franquia de bagagem, a FLEX uma franquia intermediária (11,5 kg) e a TOP franquia integral (23 kg), como já ocorre na maioria dos países do mundo. A cobrança do excesso de bagagem continuará da mesma forma, que é 0,5% da tarifa CHEIA que a companhia vende no trecho escolhido. Então é importante verificar para onde pretende viajar antes de comprar o seu bilhete, pois comprar a franquia no embarque ou após o bilhete emitido, pode sair mais caro que incluir já na tarifa. Em caso de dúvidas, acesse www.anac.gov.br ou consulte o seu agente de viagens e tenha uma ótima viagem.

Agnes Silva | empresário com atuação no segmento de agência de viagem e membro da Diretoria Executiva da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.