Desemprego cai para 11,9%, mas ainda atinge 12,5 milhões de pessoas, diz IBGE

30 de outubro de 2018 Notícias 0

O desemprego no país foi de 11,9%, em média, no trimestre encerrado em setembro, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice caiu em relação ao trimestre anterior (12,4%) e também na comparação com o mesmo período do ano passado (12,4%). Segundo o IBGE, o número de desempregados no Brasil foi de 12,5 milhões de pessoas. Isso representa queda de 3,7% em relação ao trimestre anterior.

Na comparação com o mesmo período de 2017, houve queda de 3,6%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (30) pelo IBGE e fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua. A pesquisa não usa só os trimestres tradicionais, mas períodos móveis (como fevereiro, março).

Aumento da informalidade

O total de pessoas ocupadas aumentou 1,5% em relação ao trimestre anterior puxado pela alta do trabalho informal, sem carteira assinada.

A quantidade de empregados no setor privado sem carteira assinada cresceu 4,7% em relação ao trimestre anterior, chegando a 11,5 milhões de pessoas. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve alta de 5,5%.

Já a soma dos trabalhadores por conta própria cresceu 1,9% na comparação com o trimestre anterior, alcançando 23,5 milhões de pessoas. … – Veja mais em https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2018/10/30/desemprego-ibge-trimestre-setembro.htm?cmpid=copiaecola