Comerciantes estão mais otimistas em 2018, revela CNC

27 de fevereiro de 2018 Notícias 0

A confiança dos comerciantes teve uma alta de mais de 3% em fevereiro se comparada ao mês de janeiro. Em relação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de mais de 18%.

Os dados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio, o ICEC, foram divulgados nesta terça-feira pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC.

O índice atingiu 113,2 pontos e se manteve acima da zona de indiferença, que é de 100 pontos. Os dados apontam também que neste mês de fevereiro quase 50% dos comerciantes consideraram o desempenho do comércio melhor do que há um ano.

Em fevereiro de 2017, este percentual era de menos de 30%. O economista da CNC, Bruno Fernandes, explica que o otimismo dos comerciantes tem relação direta com o aumento do consumo por parte das famílias.

Mais de 40% dos comerciantes também consideram que a economia está melhor do que ano passado e na avaliação de mais de 83% dos entrevistados, a economia vai melhorar nos próximos 6 meses.

Com isso, a pesquisa mostrou também que as intenções de investimento subiram em mais de 2% em relação a janeiro deste ano e 15% em relação à fevereiro de 2017. Os comerciários estão com maiores intenções de contratar funcionários e de renovar os estoques.

No entanto, a pesquisa mostra também que para 25% dos comerciantes consultados, os níveis dos estoques estão acima do que esperavam vender. De acordo com a CNC, a porcentagem é menor do que a apontada em janeiro, que registrou 27,5%, e os dados demostram que o percentual, que indica insatisfação quanto ao nível dos estoques, tem reduzido e se aproxima da média histórica de 24%.

A previsão da Confederação para 2018 é de que o comércio registre alta de 5%, o que pode significar o maior crescimento de vendas desde 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.