Campina Grande sediará 6a. Gira Calçados em fevereiro

26 de janeiro de 2017 Notícias 0

Um dos maiores eventos do setor calçadista do Nordeste, o Gira Calçados, chega a 6ª edição e deve movimentar R$ 10 milhões em negócios. O evento será realizado entre os dias 19 e 21 de fevereiro no Garden Hotel Resort, em Campina Grande e vai expor mais de 300 marcas de todo o Brasil e cerca de seis mil produtos. A expectativa dos organizadores é receber mil visitantes ao longo dos três dias do evento.

Este ano, o evento terá quase o triplo de expositores do Nordeste, com 150 estandes. O polo calçadista paraibano ocupa atualmente o segundo lugar no ranking nacional na produção de calçados. São 200 milhões de pares saindo de 361 empresas do Estado, que geram 12 mil empregos diretos e cerca de 10 mil indiretos, conforme o Relatório Setorial da Indústria de Calçados Brasil 2016, da Associação Brasileira de Indústrias de Calçados (Abicalçados). A produção do nordeste representa 58% de toda a produção do país.

A gestora do projeto de Calçados do Sebrae Paraíba, Éricka Vasconcelos, disse que uniu a experiência exitosa que foi o CampinaCal com o Gira Calçados, e vai oferecer um mix de produtos e serviços dos dois eventos. “Vivemos um momento de instabilidade econômica e isso contribui para instigar a criatividade do empreendedor, propondo inovação dos negócios e produtos. A cadeia produtiva de calçados da Paraíba inclui todas as indústrias de componentes e são, a maioria, formalizadas”, disse.

Os lojistas que participam do evento também elogiam a qualidade dos produtos. O proprietário da loja paraibana Aluízio Fashion, Eliézio Bezerra de Farias, disse que o Gira Calçados é importante para unir a cadeia produtiva. Ele acredita que qualquer iniciativa para unificar produto e trabalho no setor, é válida. “O que a gente tem a oferecer de melhor está no Gira Calçados. Foi muito bom a junção dos dois eventos, tanto para o expositor como para o lojista. Com a realização do evento, notamos que fábricas locais melhoraram e, com isso, aumentamos as compras nas empresas paraibanas”, relatou.

Já o lojista de Mato Grosso, André Matheus, da Loja Americana, elogiou a organização do evento e ressaltou que já está comprando o produto paraibano há três anos consecutivos. “É muito boa a oportunidade que o Gira Calçados nos oferece. A equipe Loja Americana já conhece o evento desde 2014 e reconhece a boa estrutura, os produtos e os profissionais. Estamos comprando os produtos da Paraíba porque vende bem e o preço é acessível”, falou.

O Gira Calçados 2017 é realizado pelo Sebrae Paraíba, Sindicato das Indústrias de Calçados da Paraíba (Sindicalçados), Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) e Instituto de Tecnologia Senai. O apoio é do governo do Estado e da prefeitura municipal.

Arte design: Oba! Multimídia

Economia – Com os 200 milhões de pares de calçados produzidos anualmente na Paraíba, representando 20,8% da produção do país, no ranking nacional, o Estado fica atrás apenas do Ceará, com 264,8 milhões. Após a Paraíba tem o Rio Grande do Sul, com 172 milhões e São Paulo com 70,4 milhões.

Segundo o Relatório da Abicalçados, na produção regional, o Nordeste se consolida como o principal polo produtor de calçados do Brasil. Entre 2014 e 2015 ocorreu uma queda na produção menor nessa região, em comparação com a observada no total do Brasil. Com isso, o Nordeste aumentou sua relevância na produção nacional neste período. Dois estados são fundamentais para produção de calçados no Nordeste, o Ceará e a Paraíba. Juntos, os dois representam 48,8% da produção nacional e 83,4% da produção do Nordeste.

Programação
Domingo (19)
8h30 – abertura oficial (auditório do Garden Hotel);
9 às 19h – Rodada de Negócios;
9h às 12h – Clínica tecnológica “Vitrinismo”, com Aladim Monteiro (Loja Conceito, auditório);
15h às 18h – Clínica tecnológica Senai (Unidade Móvel, na frente do hotel);

Segunda (20)
9 às 19h – Rodada de Negócios;
9 às 12h – Oficina “Criação para Calçados” (Loja Conceito, auditório);
15h às 18h – Clínica tecnológica Senai (Unidade Móvel, na frente do hotel);

Terça (21)
9 às 19h – Rodada de Negócios;
9h às 12h – Clínica tecnológica “Técnicas de Atendimento para consumidores de Moda”, com Aladim Monteiro (Loja Conceito, auditório);
19h – encerramento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.