O futuro chegou! | parte 1

4 de julho de 2017 Opinião do Empresário 0

A inovação, digitalização e investimento em tecnologia não são mais escolhas para as empresas e, sim, necessidade de sobrevivência. Vivemos um momento de mercado em que as empresas mais valiosas não são mais as tradicionais e nem possuem ativos materiais. Serviços on demand surgem de todas as formas, por grandes empresários ou estudantes, por entusiastas e até mesmo curiosos.

A fórmula do sucesso ainda não está definida. A forma de consumo mudou e podemos dizer que o próprio mercado evoluiu e educou o consumidor. Embora ainda tenhamos gerações de consumidores divergentes – com faixas etárias e poder de compra distintos –, o caminho não tem mais volta.

Não, não queremos um futuro apocalíptico como nos mostram alguns filmes e séries, como a celebrada Black Mirror, mas miramos em um mundo com mudanças em como consumimos produtos e serviços e como os oferecemos.

No varejo, na indústria, no governo e no terceiro setor, a automação, a inteligência artificial (AI), principalmente com os chatbots – ferramenta que permite interlocução do cliente/consumidor ou internauta com robôs de atendimento – e a internet das coisas (IoT) são nossa realidade, nosso desafio e, ironias à parte, nossa salvação. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.